Como oferecer um serviço expert em manutenção preditiva
12/06/2024
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Como oferecer um serviço expert em manutenção preditiva
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A oficina mecânica que oferece serviços de manutenção preditiva já tem uma vantagem competitiva no mercado, já que não é qualquer negócio que reúne profissionais com a capacitação técnica necessária para isso. Contudo, como se destacar ainda mais e fidelizar um número maior de clientes?
A resposta passa pela definição de uma série de ações que organizam as operações de manutenção preditiva, de modo que o negócio ofereça não apenas conhecimento técnico — mas também processos satisfatórios para os clientes. Continue a leitura para conhecer os principais pontos para alcançar esse objetivo!
Invista em expertise técnica
Não há boa manutenção sem o conhecimento técnico. Quando o profissional é bem capacitado, ele faz diagnósticos mais precisos, melhora a qualidade das suas entregas e caminha a passos largos para se tornar uma referência no mercado. Além disso, profissionais que dominam a expertise técnica da mecânica automotiva fidelizam mais clientes. Basta pensar com a cabeça do consumidor: é preferível levar o seu veículo em um local com mecânicos qualificados ou "tentar a sorte" em estabelecimentos menos reconhecidos? Por isso, é importante que o mecânico sempre renove seus conhecimentos. Isso é ainda mais importante atualmente, com a tecnologia e a eletrônica se tornando cada vez mais presente nos automóveis. Assim, a demanda por expertise aumenta.Personalize os serviços
Uma boa ideia é personalizar os serviços conforme as condições dos veículos que chegam à oficina, as atividades solicitadas pelos clientes e outros critérios estabelecidos pela equipe. Do mesmo modo, caso você tenha interesse em criar promoções, defina diferentes valores para que o negócio não saia no prejuízo. Um exemplo: na Black Friday, ofereça três pacotes de serviços, com mudanças nos preços. Afinal, um veículo com muita rodagem provavelmente exige mais cuidados na manutenção em relação a um carro 0km. Aí, trabalhe com diferentes precificações fixas, caso o interesse seja "fisgar" o consumidor pelos valores ofertados.Faça parcerias estratégicas
Estabelecer parcerias estratégicas é mais uma maneira de vender mais e fidelizar clientes. Para mecânicos, é essencial firmar acordos com lojas confiáveis de autopeças e fornecedores de componentes de qualidade. Essas parcerias são benéficas para todo mundo. Um cliente pode chegar em uma loja de autopeças e ser encaminhado para um mecânico de qualidade. Do mesmo modo, o consumidor pode visitar a oficina e receber a indicação de uma loja que só trabalha com componentes de alto nível. No meio disso tudo, o fornecedor também sai ganhando: ele vende mais peças tanto para os mecânicos como para as lojas. Por isso, todo profissional deve buscar parcerias estratégicas para oferecer um verdadeiro ecossistema de bons serviços para o cliente.Adote tecnologias avançadas
Há uma infinidade de tecnologias que podem ser aplicadas ao cotidiano de uma oficina mecânica para garantir melhores serviços. Um exemplo disso é o uso de soluções digitais para gerenciar o estoque, com a utilização das seguintes soluções:- sensores de estoque, de modo que os profissionais estejam sempre atualizados em relação ao que precisa ser reposto;
- códigos de barra para facilitar as transações
- sistemas de localização de estoque, que otimizam e organização da oficina e servem para que os funcionários não percam muito tempo vasculhando o inventário.